A Cachoeira Casca D´Anta é a maior queda do rio São Francisco com uma queda livre de 186 metros que se forma quando o Rio da Integração Nacional deixa o seu “berço” na Serra da Canastra, em Minas Gerais.
A área já regularizada do Parque Nacional, é onde se localiza a Cachoeira Casca D’anta, considerada a maior atração da Canastra e pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo.
Para se chegar a essa impressionante queda d’água, temos os acessos disponíveis através das portarias instaladas nas imediações do Parque Nacional da Serra da Canastra:
Portaria instalada em São Roque de Minas (8 km da cidade). Por esse acesso chega-se à parte alta da queda da Cachoeira Casca D’anta.
Sobretudo, como se dá o acesso?
Na parte alta, há o cânion que o rio São Francisco forma para descer a serra, após a nascente. Tem uma incrível seqüência de cachoeiras e piscinas naturais, algumas inacessíveis. Há um mirante de onde é possível avistar parte da queda principal, a imensa piscina formada embaixo e o curso do rio.
E pelo distrito de São José do Barreiro, portaria instalada distante 9 km do povoado, que por sua vez fica a 14 km da cidade de Vargem Bonita, onde termina o acesso por asfalto e se inicia a estrada por terra. Através desse acesso se chega à parte baixa da queda d’água.
Para ter a aproximação máxima da cachoeira, é preciso deixar o carro no estacionamento e caminhar cerca de 15 minutos por uma trilha no meio da mata.
O acesso à parte baixa se dará pelo caminho que passa pela cidade de Vargem Bonita.
Já à parte alta, o caminho passa pela cidade de São Roque de Minas.
Ambos os acessos são inicialmente feitos por asfalto, através da rodovia MG-341, partindo da cidade de Piumhi.
Venha conferir essa beleza, a Cachoeira Casca D´Anta!